quarta-feira, 8 de junho de 2016

Foto: Coisas da Aldi no Instagram

A dor e a delícia de trabalhar em casa

Como escrevi na postagem anterior, atualmente eu trabalho em casa. Tenho um atelier chamado Coisas da Aldi e desenvolvo o que chamamos de costura criativa. O meu atelier é um espaço que tenho em casa mesmo. Daí a motivação para escrever este post.
Quando fiz essa escolha eu não tinha nenhuma noção dos desafios que enfrentaria. No dia a dia nos deparamos com uma série de interrupções  que acabam afetando a nossa produtividade. Muitas vezes terminamos o dia cansados e com a sensação de que não produzimos nada. Pode ser que estamos gastando nossa energia com afazeres desnecessários ou não priorizando tarefas, ou ainda não sabendo dizer não. Acredito que este dilema não é apenas do artesão, mas de qualquer outro profissional que tenha home office, ou o estudante que quer passar no vestibular.
É sobre rotina de trabalho que iremos falar hoje. Listei então algumas situações que vivencio no meu cotidiano de trabalho no atelier.

- definir a sua área de trabalho: é muito importante definir um local para desenvolver sua atividade. No meu caso, como eu já disse, tenho um espaço reservado somente para o atelier, ou seja, um cômodo da casa. Posso fechar a porta e ficar trabalhando, se eu quiser. Essa é uma grande vantagem, pois sei que muitas artesãs, por exemplo, não dispõem disso. Trabalham na sala, ali na mesa de jantar. Isso requer uma organização ainda maior, pois depois da atividade ela precisa guardar todos os materiais e equipamentos, uma vez que a mesa será utilizada para o almoço ou o jantar. Separar um cantinho ajuda inclusive a "mostrar" aos demais moradores da casa que você está trabalhando naquele momento. Saiba e deixe claro para as pessoas que estar em casa não é sinal de não estar trabalhando. Outro ponto importante a tratar aqui é organização. O ambiente organizado te ajuda a ter inspiração para trabalhar. Ao passo que um ambiente bagunçado pode travar a sua criatividade. Como trabalhamos com uma diversidade de materiais, é necessário que saibamos onde se encontra o que precisamos, pois perdemos tempo se precisarmos procurar uma peça a todo momento; 
- criar uma lista de tarefas: todos os dias a noite eu faço um planejamento para o dia seguinte. Se for um dia para confecção de peças eu determino quantas peças eu sei que vou conseguir produzir naquele dia e listo as etapas de execução de cada peça. Por exemplo: Bolsa: -separar tecidos, -cortar os tecidos, -cortar a manta, -cortar a alça, -fazer o quilt, enfim). Listo cronologicamente as pequenas tarefas que preciso desenvolver para a execução daquela peça. Tento também estimar o tempo que gastarei em cada etapa. Desta forma eu posso calcular inclusive o valor de mão de obra daquele produto. Esse planejamento me ajuda ainda a iniciar o dia de trabalho, pois antes eu começava o dia com uma pergunta: "o quê eu vou fazer hoje?". E gastava um tempo pensando nisso, o que tirava meu foco. Hoje eu chego no atelier pela manhã e a primeira coisa que eu faço é olhar essa agenda. Desta forma já sei por onde começar.
- saber qual é a sua hora mais produtiva do dia: para algumas pessoas é a noite, na madrugada, quando a casa está em silêncio; para outras é de manhã, nas primeiras horas do dia, quando as idéias estão fresquinhas, o corpo está descansado. Você só vai saber disso experimentando. Bom, para mim é pela manhã a minha parte do dia mais produtiva e criativa. Deixo a tarde para fazer coisas mais práticas, ou dar andamento a uma peça que já iniciei pela manhã, ou fazer atividades fora de casa como ir ao banco ou aos correios. Mas tenha em mente que você precisa estabelecer o seu horário de trabalho. A vantagem é que não precisa ser horários rígidos, você tem a liberdade para criar a sua agenda.
- cuidar da sua qualidade de vida: nós que fazemos trabalhos manuais temos que prestar bastante atenção ao nosso corpo, pois com o tempo podemos desenvolver problemas ortopédicos, como uma LER (lesão por esforço repetitivo), doenças na coluna, enfim. Para isso realizar alguma atividade física é essencial, o que para mim é uma prioridade e faz parte da minha rotina. Se não der para frequentar academia, faça uma caminhada pelo menos três vezes por semana. Fazer intervalos entre as atividades e se alongar um pouco também é uma boa pedida. Além disso, como amamos o que fazemos não nos importamos de trabalhar horas a fio, sem sair de casa, sem conversar com as pessoasnossa rotina é muito solitária, principalmente quando trabalhamos sozinhos. Cabe aqui separar períodos na agenda para a nossa socialização. Bater um papo com amigos, tomar um café no fim da tarde. Isso ajuda inclusive para dar um tempo ao cérebro e deixa-lo livre para novas idéias;
- desconectar-se: à primeira vista pode ser uma dica não muito válida, pois utilizamos o meio digital para tudo hoje, não é mesmo? Inclusive para o nosso negócio. O que eu estou dizendo é racionalizar o uso deste mecanismo. Desligar as notificações do celular, do e-mail, do whatsapp, facebook etc. Vamos combinar que é impossível se concentrar com aqueles barulhinhos de notificações a todo momento. O quê vai acontecer? Você vai interromper o que estiver fazendo para ler a mensagem e perde a concentração no que estava fazendo. A dica aqui é: separe momentos do dia para checar e-mail e responder mensagens, tipo: duas vezes ao dia. Além disso, pré-estaleça uma quantidade de tempo para isso, pois corre o risco aqui também de entrar nas redes sociais e se distrair por lá  e quando se dá conta, já está horas. Eu vou confessar: ainda não consigo seguir a risca essa dica, mas estou na busca.
Se você aí tem mais dicas e vive essa experiência, conte para mim? Escreva aqui nos comentários. Ah... e pode compartilhar essas dicas a vontade, viu!
Até a próxima! 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário